Translate

domingo, 14 de junho de 2009

O Meu Cavaquinho - 4: A manutenção mínima


A lubrificação dos carrilhões

O quê: Uma gota de óleo fino de máquina (de costura) por carrilhão.
Frequência: Uma vez por ano.
Como: Aliviar a tensão em todas as cordas com duas meias voltas em cada cravelha. Colocar meia gota de óleo no parafuso do carrilhão e rodar a cravelha para a frente e para trás 2-3 vezes. Colocar mais meia gota e repetir o exercício. Fazer o mesmo para todos os carrilhões. Não por óleo a mais nem noutros pontos. É inútil e só pode dar problemas.


A limpeza das cordas e do braço

O quê: Remoção da gordura natural deixada pelas nossas mãos. Para além das eventuais consequências estéticas, esta gordura e partículas acumuladas nas cordas fazem com que haja um aumento da sua massa e por isso haja uma alteração do seu timbre ficando este menos brilhante. Se as cordas forem de aço puro (não niquelado) acresce ainda a formação de uma camada de oxidação (ferrugem), independentemente de serem tocadas ou não, que afecta igualmente a qualidade do timbre.
Frequência: Depois de cada utilização, antes de guardar o instrumento; Para as cordas de aço não revestido depende muito da humidade. Deve verificar-se o estado de limpeza das cordas antes de cada utilização.
Como: Com um pano fino de algodão esfregar todas as zonas usadas para tocar, com especial atenção para a extensão toda das cordas e zona superior da escala e do braço. Convém colocar no seu estojo um pano para este efeito, com cerca de 50cmX50cm.


A mudança das cordas

O quê: Substituição das cordas todas. Ao longo do tempo as cordas vão ganhando acomodações ("camas" ou "calos") em vários pontos, como por exemplo, nas curvas da pestana e do cavalete, nos carrilhões, sobre os trastos. A partir de uma certa altura estas "camas" dificultam muito uma correcta afinação das cordas pois fazem com que a corda se acomode numa dada posição que fica um pouco antes ou depois do ponto optimo de afinação, onde não estabiliza.
Frequência: Uma vez por ano;
Como: Fazer ou comprar um encordoamento completo. Isto é a melhor maneira de garantir a uniformidade das cordas.
Desafinar, substituir e afinar uma corda de cada vez para não se alterar a posição do cavalete. Se por acaso o cavalete se mover da sua posição original, teremos de fazer uma nova calibração do cavaquinho (Ver "O Meu Cavaquinho - 3: A calibração" neste blogue).
Verificar no fim se a altura das cordas na pestana e no cavalete é a correcta. Por vezes a corda fica mal posicionada na ranhura da pestana. Outras vezes a laçada na ponte sai muito alta e não deixa a corda tocar para "quebrar" no cavalete.

Nota: Usar estes mesmos procedimentos para substituição de uma corda que se partiu ocasionalmente.

Dica #1: Para facilitar o enfiamento da nova corda façamos uma ligeira dobra a uns 3 ou 4 milímetros da extremidade a enfiar. Depois de passar o orifício da ponte, esta ponta (levantada por causa da dobra que lhe fizemos), pode ser apanhada com o laço que está feito na outra extremidade da corda. Assim facilmente a fazemos passar o obstáculo que é o cavalete.
Dica #2:  As cordas do cavaquinho são finíssimas e portanto as pontas são extremamente afiadas. Para evitar picadelas nos dedos ou até nos olhos, depois de afinar uma corda nova dobre-lhe na ponta solta (no carrilhão) um centímetro para trás.
Dica #3: Ao retirar uma corda partida ter as devidas precauções já que uma corda partida tem sempre uma ponta afiada, pelo menos, e vê-se mal. Também por questões de segurança, enrole uma corda partida, como se enrola uma corda nova, mal a tire do cavaquinho. Assim é mais fácil de manipular até se descartar dela.

3 comentários:

  1. Olá, tenho um cavaquinho já com bastantes anos que não tem cavalete, isto é, a distância da ponte ao 12º traste é igual à distância deste à pestana, não permitindo portanto a inserção de cavalete sob pena de impedir a correta afinação do instrumento. Quando há muitos anos tocava este instrumento afinava perfeitamente e soava-me bem. Agora mudei-lhe as cordas porque as velhas estavam ferrugentas e não consigo que o cavaquinho afine corretamente. Penso que isto tem a ver com a ausência de cavalete, que faz com o que o apoio das cordas na ponte seja irregular. Já vi fotos de cavaquinhos sem cavalete, mas não sei se há alguma truque ou concelho que se possa aplicar no montagem de cordas num cavaquinho deste tipo. Haverá? Grato por toda a ajuda.
    José

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José, se a ponte está colocada como diz é mesmo para não usar cavalete. Não será daí que virá o prpblema. Essa dificuldade que sente é normal sempre que se mudam as cordas e até que as novas cordas "acamem". Tente forçar uma corda de cada vez com mais meia volta no carrilhão e regressar à tensão da nota da afinação que usa. Repita este stress uma ou duas vezes. Deve melhorar o resultado. Afine novamente depois de tocar uma meia hora bem rasgado.Já deve notar maior estabilidade na afinação. Um cuidado que deve ter é, antes de afinar as novas cordas, verificar se elas saem da ponte à mesma altura. Se não saírem, force-as com um lápis ou lapiseira de plástico até conseguir. Este bom nivelamento é uma das funções do cavalete...
      Desejo-lhe boa sorte!

      Eliminar
  2. Caro Francisco, obrigado pela resposta, penso que o problema terá mesmo a ver com a dificuldade em fazer com que as cordas saiam da ponte à mesma altura, agravada pela minha falta experiência em fazer os lacetes, que ficaram algo irregulares. Vou seguir os seus conselhos tentando "acamar" as cordas na ponte o mais regularmente possível. Obrigado e boa música.

    ResponderEliminar